top of page

Conheça a Monarquia

Ainda temos príncipes, princesas e uma família real?

Sim! Após o golpe de 1889, que derrubou a monarquia no Brasil, a nossa família imperial brasileira foi exilada - ou seja, retirada à força - do país, tendo seu retorno permitido décadas depois. Os descendentes de Dom Pedro II ainda vivem e, embora não estejam reinando, sempre estarão à disposição de servir o Brasil mais uma vez.

Se a monarquia retornasse hoje, quem seria o Rei do Brasil?

Se a Monarquia fosse restaurada hoje, não teríamos propriamente um “Rei”, mas um Imperador; não seríamos um Reino, mas um Império. As tradições da Monarquia brasileira eram imperiais, devido à imensidão da nossa Pátria. E nosso Imperador hoje seria Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que é o atual chefe da Casa Imperial do Brasil.

Foto de Dom Bertrand de Orlens e Bragança

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

E o que é a Monarquia?

A monarquia é uma forma de sistema de governo, em que uma pessoa é o monarca (rei ou imperador) que reina de maneira vitalícia sobre um país, como Chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho) criando, assim, uma unidade em torno da pessoa do Monarca, e tem continuidade na sua administração, sem as disputas de poder que ocorrem na república. A dinastia, a família soberana, é sempre a mesma e é patrimônio do país.

Bandeira_Imperial_oficial_(com_heráldica_certa).svg.png

No caso do Brasil, nós éramos uma Monarquia Constitucional Parlamentarista. Ou seja, tínhamos um Imperador como Chefe de Estado, um parlamento composto por deputados e senadores eleitos pelo povo, e um primeiro-ministro, indicado pelo parlamento e nomeado pelo Imperador. E todos eles obedeceriam uma Constituição, que regeria os fundamentos da organização política, administrativa e social do país.

Mas se a Monarquia era organizada e tinha estabilidade, por que então foi derrubada? O povo quis isso?

A proclamação da República teve um apoio nulo da população. O Partido Republicano da época (sim, a monarquia permitia partidos que apoiavam outros sistemas de governo) tinha conseguido eleger apenas dois parlamentares em 1889, ano da derrubada da monarquia. Ativistas republicanos e positivistas se aproveitaram de uma crise no gabinete imperial para impor a República. Na verdade, o Marechal Deodoro não pretendia derrubar a Monarquia, mas apenas o ministério chefiado pelo Visconde de Ouro Preto.  A abolição da escravatura também foi uma atitude que impactou no apoio de de fazendeiros que se desagradaram da ação da Princesa Isabel, fazendo com que apoiassem os republicanos.

Resumidamente, então, a Monarquia foi derrubada com apoio e convencimento de uma parcela do Exército Imperial, aliado a ativistas republicanos e positivistas, bem como a pessoas que se desagradaram dos efeitos da abolição. A Família Imperial foi expulsa do país de madrugada, para impedir que a população percebesse que seu Imperador estava sendo retirado à força.

Pedro_II_of_Brazil_-_Brady-Handy.jpg

Fotografia de Dom Pedro II em 1876

Mas restaurar a Monarquia não seria um retrocesso, uma coisa do passado?

Muito pelo contrário, a Monarquia é uma forma de governo válida, estável e eficiente para os dias de hoje. Das 15 nações com maiores Índices de Desenvolvimento Humano - IDH em 2025, 9 são monarquias constitucionais, enquanto que o Brasil está em 84º lugar, atrás de países como Azerbaijão e Irã. Monarquias Constitucionais como a que o Brasil teve têm liberdades individuais garantidas e uma democracia representativa mais eficiente.

E se acha que nenhum país retorna para a monarquia depois de se tornar República, temos exemplos do Reino Unido e, mais recentemente, a Espanha, que eram monarquias, passaram por um período republicano e retornaram à Monarquia, permanecendo assim até hoje.

Achei interessante a ideia. Onde posso encontrar mais material ou me conectar com outros monarquistas?

Existem monarquistas pelo Brasil inteiro e, embora ainda não consigamos quantificar, certamente existem muitos mais apoiadores e simpatizantes à causa do que se possa imaginar. A Barões da Restauração é um desses muitos movimentos que incentiva o resgate da nossa história e apoia a Restauração da Monarquia no Brasil. Se quiser participar do nosso grupo Nacional no WhatsApp, basta clicar no link abaixo, que você será redirecionado. 

Também convidamos você a visitar o site Pró Monarquia, que é o canal oficial da Casa Imperial do Brasil, onde você pode adquirir muito mais informação a respeito da monarquia brasileira. Visite, conheça e se junte à causa da restauração. O Brasil é, por natureza, imperial, e está na hora dos brasileiros descobrirem suas origens, que por muitos anos foram censuradas pela República!

Ave Império do Brasil!

1. Link do grupo nacional do Barões da Restauração no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/Je1zw81YF0VEEwCBVPDKOy

2. Site da Pró Monarquia:  https://monarquia.org.br/

Barões da Restauração.png

Nota: Textos dessa seção foram baseadas na Cartilha Monárquica produzida pela Casa Imperial do Brasil

"A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever"

Dom Pedro II

bottom of page