top of page

Curta #1 - 22 de Abril

Imagem decorativa em alusão ao Descobrimento do Brasil
Imagem decorativa em alusão ao Descobrimento do Brasil

Nesta data, há 525 anos atrás, os portugueses chegavam ao Brasil. Descobrir o Brasil foi muito mais do que uma competição, uma corrida em busca de um prêmio. Conforme fala o historiador Thomas Giulliano, para os portugueses, “o mar era como um irmão. (...) E ninguém entendeu mais o mar como um irmão como Portugal entendeu. E na relação direta com o Brasil, ninguém amou tanto o Brasil a ponto de deixar irmãos pelos caminhos – aí sim, no sentido humano e não no sentido simbólico – como Portugal”.


O descobrimento do Brasil não foi um empreendimento meramente extrativista; ninguém arriscaria sua vida e perderia amigos, colegas e familiares só para alcançar isso. Há um heroísmo na busca pelo Novo Mundo que deve ser respeitado e um senso missionário que deve ser considerado, dado o contexto da época.


Lembremos desta data dando a sua devida importância. Tendo errado ou acertado, esse foi um dos braços formadores da nossa nação. E intencional ou não, fiquemos com a causalidade que compreendemos da carta de Pero Vaz de Caminha:


“Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos. (...) Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

Assista este vídeo da Brasil Paralelo:




2 Comments


Mais um momento sublime de nossa história sendo lembrado pelos Barões da Restauração. Nós do Monarquia Grande Campina (Paraíba) fazemos côro com vocês nessa canção. Parabéns, João Victor!

Like

Data que sempre deve ser lembrada!

Like
bottom of page