top of page

Curta #5 - Emancipação política de Sergipe

Imagem ilustrativa, relembrando o decreto que emancipou Sergipe.
Imagem ilustrativa, relembrando o decreto que emancipou Sergipe.

HISTÓRIA | E em 8 de Julho de 1820, durante o período do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Sua Majestade o Rei Dom João VI decretava a emancipação política da então Província de Sergipe Del Rey (também encontrada em textos como Sergipe de El-Rei), se separando da província da Bahia, adquirindo assim um governo provincial independente.


Sergipe, hoje completando 205 anos de emancipação política, é o menor estado do Brasil, com 2 milhões e 210 mil habitantes, segundo o Censo 2022. Região que outrora foi ocupada por Tupinambás, Kariris e Xocós, ela começou a ter sua colonização efetiva com a fundação do povoado de São Cristóvão em 1590. Franceses e Holandeses, ao longo da história, tentaram ocupar o território, mas foram expulsos pelos portugueses. No período colonial, sua economia se baseava na plantação de cana-de-açúcar e na pecuária.


No ano de 1820, foi desmembrado da província da Bahia, adquirindo autonomia política e administrativa, e em 1855 a capital da província foi transferida de São Cristóvão para Aracaju, permanecendo assim até hoje.


Parabéns aos sergipanos pelos 205 anos de emancipação política!

1 comentário


Parabéns Sergipe!

Curtir
bottom of page