top of page

Líder do Barões da Restauração publica coluna sobre resgate cívico

Foto de perfil do líder da Barões da Restauração João Victor Costa Dos Santos

O líder e fundador da Barões da Restauração João Victor Costa Dos Santos publicou uma coluna no site Notícias RS, onde falou a respeito de uma iniciativa que começou, em busca de uma gravação e disponibilização do Hino Municipal de Cruz Alta, cidade onde mora atualmente. João relata que atualmente não há mídia de fácil acesso, e criou um abaixo-assinado online justamente para incentivar a população e o poder público a apoiar a ideia. No entanto, muitas críticas surgiram, desde razões ligadas à antiguidade do hino ou ao foco em questões mais urgentes.


Sobre a questão da antiguidade, João ressalta:


"(...) é importante lembrar que o Hino Nacional teve sua letra escrita em 1909, enquanto sua música remonta a 1822, sendo utilizada em eventos históricos como a Coroação de Dom Pedro II. O Hino Rio-Grandense tem sua música datada de 1838 e sua letra definitiva estabelecida em 1938. Se o hino cruz-altense, escrito em 1921, é considerado antiquado, então deveríamos repensar também nossos hinos estadual e nacional."

O artigo teve repercussão no Facebook, com alguns comentários apoiando a ideia de João, no que tange ao respeito e preservação dos hinos. A Barões da Restauração sempre incentiva seus líderes e membros a participarem ativamente no resgate à cultura e história, especialmente no aspecto regional. Sabemos que, para alcançar a restauração da monarquia e mantê-la com sucesso, é necessário restaurar a história e o civismo perdido ao longo de décadas republicanas.


Para ler a coluna na íntegra, segue link abaixo ou clique aqui.




Comentários


bottom of page