Líder do Barões publica coluna sobre preservação de documentos de valor histórico
- Barões da Restauração
- 3 de jun.
- 2 min de leitura

O líder do Barões da Restauração, João Victor Costa dos Santos, publicou, no dia 02/06/2025, coluna através do site de notícias Notícias RS, com o título "Por que preservar o passado (incluindo o que não gostamos)?". No texto, João fala a respeito da preservação documental de jornais antigos, e sobre como a ausência de cuidado com esse tipo de documento na coleção disponível na biblioteca do município onde mora, especialmente se tratando de edições antigas.
João também fala da sua iniciativa em garantir um registro digital desses documentos, publicando estes registros no nosso projeto parceiro Brumas do Passado. Ele aponta que monarquistas dão muito mais importância à preservação histórica do que o próprio período republicano:
Para evitar um “apagamento” total, tomei uma iniciativa por conta própria, sem que ninguém me pedisse ou cobrasse nada. Criei um site, contratei espaço em nuvem e comecei a fotografar e disponibilizar na internet as edições mais antigas e fragilizadas. Com isso, edições de 1897, 1898 e 1899 já estão acessíveis ao público, que pode baixar as imagens originais para leitura e uso. (...) O mais curioso — ou talvez o mais simbólico — é que temos digitalizado também jornais de períodos já republicanos, provando que nosso compromisso com a preservação histórica vai além da política ou da ideologia: é um compromisso com a memória do Brasil.
O Barões da Restauração parabeniza tais iniciativas de preservação. Entendemos que preservar esses documentos é garantir a não-repetição de erros do passado e preservar a memória de comunidades inteiras. Assim, cumprimos o propósito do Barões: (1) Resgate Histórico e Patrimonial, (2) Ensino, (3) Ativismo Monárquico, (4) Ação Social e (5) Atuação Editorial.
Se quiser ler o artigo na íntegra, só acessar o link abaixo. E não esqueça também de visitar nosso projeto parceiro Brumas do Passado, e navegar pelos jornais já disponibilizados (no momento há edições do Rio Grande do Sul e da Paraíba).
Ave Império do Brasil!
Link do Artigo: https://noticiasrs.com.br/por-que-preservar-o-passado-incluindo-o-que-nao-gostamos/
Site Brumas do Passado: https://joaovictorcdossantos.wixsite.com/brumas-do-passado
💪💪💪