Curta #4 - Líder do Barões publica coluna criticando ideia sobre mudança da data do Dia da Independência
- João Victor Costa Dos Santos
- 2 de jul.
- 2 min de leitura

No dia 02 de Julho, o líder do Barões João Victor Costa Dos Santos, publicou coluna no site Notícias RS, criticando uma declaração polêmica do presidente Lula, que sugeriu que o Dia da Independência do Brasil fosse alterado para 02 de Julho de 1823, data em que ocorreu a vitória das tropas brasileiras contra as brasileiras na então Província da Bahia, episódio comumente chamado de Independência da Bahia.
Com o título "Celebremos o 2 de Julho, mas a Independência não é hoje!", João fala que tal atitude do presidente em sugerir uma alteração implica diversos questionamentos sobre os interesses por trás dessa declaração: é uma forma de persuasão política que está sendo feito ou realmente é uma tentativa de reescrever a história amplamente aceita? João comenta:
"No entanto, reconhecer o valor do 2 de Julho não significa desmerecer ou reescrever o papel histórico do 7 de Setembro. O presidente Lula, ao colocar em xeque o Dia da Independência, sugerindo que a “verdadeira” independência teria ocorrido em outra data, dá um passo perigoso em direção à quebra da unidade nacional e à instrumentalização ideológica da história nacional."

Ao invés de enfraquecer a data nacional em nome de preferências regionais ou discursos políticos, seria mais sensato valorizar o 2 de Julho como o que ele é: um capítulo heroico da consolidação da independência, e não o ato fundador do Brasil independente. Usar a história como instrumento de divisão, ou como ferramenta de revisionismo superficial, apenas compromete a memória nacional e prejudica a formação de uma identidade verdadeiramente integrada.
Para ler a coluna na íntegra, clique aqui, ou acesse/copie o link abaixo, para ser redirecionado ao site.
Comments